SOMOS ESPÍRITOS IMORTAIS

SOMOS ESPÍRITOS IMORTAIS

terça-feira, 2 de agosto de 2011

Neurose, psicose e suicídio

Colaboração : Assis Azevedo

Pergunta: Podemos considerar as neuroses e psicoses, como causas do suicídio?

Resposta: - Antes de respondermos a esta pergunta, vamos conhecer a opinião da espiritualidade a respeito:

"No fundo de todas as razões predisponentes para o autocídio, excetuando-se as profundas neuroses e psicoses de perseguição, as maníaco-depressivas – que procedem de antigas fugas espetaculares à vida e que o espírito traz nos refolhos do ser como predisposições à repetição da falência moral – se encontra o orgulho tentando, pela violência, solucionar questões que somente a ação contínua no bem e a sistemática confiança em Deus podem regularizar com a indispensável eficiência”. (*)

De acordo com o exposto, podemos fazer as seguintes conclusões:

a) As profundas neuroses e psicoses de perseguição, as maníaco-depressivas, que são interpretadas normalmente, como causadoras do suicídio, são na verdade procedentes de antigas fugas espetaculares à vida (de suicídios). Portanto, não são causas e sim efeitos.

b) Estas fugas à vida, criam nos refolhos do ser, predisposições à repetição da falência moral. Portanto, um suicídio anterior, predispõe o espírito a repeti-lo numa próxima reencarnação (embora não crie necessariamente um determinismo).

c) O orgulho é um forte fator predisponente para o suicídio, por ser o gerador de todas as ações violentas; e o suicídio é uma forma de violência.

(*) Após a Tempestade - Joana de ângelis/Divado P. Franco

Mais informações à respeito do assunto poderão ser encontradas no livro:
Um Trágico Equívoco/Altamir da Cunha.







Nenhum comentário:

Postar um comentário