SOMOS ESPÍRITOS IMORTAIS

SOMOS ESPÍRITOS IMORTAIS

sexta-feira, 2 de setembro de 2011

ENTREVISTA COM O ESCRITOR ASSIS AZEVEDO





BLOGGER SOMOS ESPÍRITOS IMORTAIS – TALME CRAVO - ENTREVISTA COM O ESCRITOR ASSIS AZEVEDO




Assis Azevedo, escritor, jornalista e médium espírita nos concedeu carinhosamente uma entrevista, na qual fala de sua vida e suas obras. Seus livros se encontram nas melhores lojas do ramo. Antes de iniciarmos nossa entrevista agradeço sensibilizada ao nosso amigo, por se colocar a disposição do blogger Somos Espíritos Imortais – Talme Cravo.

Segue a entrevista cedida pelo escritor à Talme Cravo, autora do Blogger Somos Espíritos Imortais.

Somos Espíritos Imortais: Quem é o cidadão Assis Azevedo? Onde nasceu? Onde mora? Qual profissão exerce ou exerceu?

Assis Azevedo: Casado, batalhador, simples, muita vontade de viver e filho de Deus. Nasci em Parnaíba-PI. Atualmente resido em Natal/RN, onde dirijo a instituição espírita mais antiga. Exerci várias profissões. Atualmente sou escritor, diretor e produtor do programa espírita “Caminhos de Luz”, que vai ao ar pela SIMTV nos canais 17, 21 e 06 (Jet).

Somos Espíritos Imortais: Você possui obras espíritas e não espíritas quantas e quais são?

Assis Azevedo: Possuo várias obras espíritas e não espíritas. Espíritas (publicadas) ditados pelo padre João Maria: Sublime Missão, A Morte Não é o Fim, Vingança Além do Túmulo, Traição e Mistério, Resgate de Almas Afins, Estranho Segredo e Sonhos Perdidos. E uma não espírita publicada, que se intitula A Face Oculta do Poder, um romance de ficção policial.

Somos Espíritos Imortais: Neste ano de 2011, você publicou SONHOS PERDIDOS e a FACE OCULTA DO PODER, quais assuntos você aborda nestes dois livros?

Assis Azevedo: No primeiro, o espírito João Maria aborda a problemática dos malefícios das drogas, e no segundo, escrevo por inspiração e conhecimentos, sobre a corrupção que assola os países do mundo, principalmente o nosso.





Somos Espíritos Imortais: Como foi seu primeiro contato com os espíritos? Como você se descobriu médium espírita? Quais os tipos de mediunidade que você possui?

Assis Azevedo: Desde criança que me sentia muito estranho, pois eu via, ouvia e sentia determinadas influências que não sabia explicar, todavia, tempo depois descobri que se tratava de mediunidade. Foi aí, que descobri que era médium, porque tinha contato com entidades do mundo extra-físico. Sou médium psicógrafo de intuição e semi-mecânica; vidência, psicofonia e outras.

Somos Espíritos Imortais: Como João Maria entrou na sua vida?Quem foi ele?

Assis Azevedo: Há muitos anos que o João vinha tentando relatar suas obras através de minha mediunidade, até que, a partir de 2000 comecei psicografar os primeiros textos dele. Ele é muito conhecido no Rio Grande do Norte. Foi padre, intelectual, abolicionista, fundador de um jornal em Natal e muito caridoso. Ele é considerado santo no Nordeste.

Somos Espíritos Imortais: Você é um cidadão com um olhar político sobre a Nação, que poucos têm. De onde vem esse seu profundo interesse político, e suas análises perfeitas e bem humoradas sobre nossos políticos e suas peripécias?

Assis Azevedo: Nunca estudei política. A análise que faço do ponto de vista político deve-se ao fato de observar a vida sobre todos os aspectos, principalmente o povo ignorante, que coloca determinados políticos para administrar nossos recursos. Quanto às peripécias, bem se corrupção é considerada peripécia, então disso todo mundo sabe.

Somos Espíritos Imortais: Você faria alguma correlação entre política e espiritismo?

Assis Azevedo: Não. Política partidária e espiritismo não se coadunam apesar dos espíritas serem cidadãos, com direito a voto.

Somos Espíritos Imortais: O espiritismo não é considerado religião por alguns, pois a doutrina, codificada por Alan Kardec, é livre de dogmas, alguns até contestam que os espíritas sejam cristãos. O que você tem a dizer sobre essa questão?


Assis Azevedo: Não é religião do ponto de vista dogmático e litúrgico, mas a Doutrina Espírita é embasada pelo O EVANGELHO SEGUNDO O ESPIRITISMO, que é o mesmo evangelho de todas as religiões cristãs. Então, apesar de o Espiritismo não adotar liturgias, cerimoniais e etc ele é cristão, sim, porque acredita que Jesus é o Modelo e Guia da Humanidade.

Somos Espíritos Imortais: A reencarnação, ainda não é aceita pela ciência, Chico Xavier, nos ensinou a respeitar a ciência sem impor nossas convicções, afirmava que um dia a própria ciência reconheceria essa verdade. Você acha que ainda está longe este dia? Qual a sua visão, da eterna polaridade, espiritismo x ciência? O assunto é tratado na bíblia?


Assis Azevedo: A ciência já aceita parte das informações da Doutrina Espírita, inclusive o próprio Código Internacional de Doenças (OMS), inclui a influência dos espíritos, e sendo assim, a medicina reconhece obsessão espiritual. No meu modesto ponto de vista, não há tanta polaridade entre espiritismo e ciência. Atualmente várias faculdades no Brasil adotam disciplinas espiritualistas e espíritas.

Somos Espíritos Imortais: Seus livros esgotam-se rapidamente, qual a sua editora? É possível comprá-los pela Internet? Qual site?

Assis Azevedo: Atualmente escrevo para duas editoras espíritas: Casa Editora O Clarim e Editora Boa Nova. O livro ficção investigativa foi publicado pela editora Agbook. Nossos livros se encontram em qualquer loja do ramo, principalmente Siciliano, Saraiva, Boa Nova, O Clarim, etc. Na internet, em quase todos os sites das melhoras livrarias e editoras. No www.agbook.com.br encontra-se o livro A FACE OCULTA DO PODER, livro que não é espírita.

Somos Espíritos Imortais: Como divulga a doutrina e suas obras?

Assis Azevedo: Jornais, TV, blogs, rádios, revistas, twitter, etc.

Somos Espíritos Imortais: O que você tem a dizer sobre a intolerância religiosa e política?

Assis Azevedo: Pessoalmente, não consigo ver intolerância religiosa e política. O que existem são os falsos profetas, enganadores do povo, maus políticos, e gente intolerante em todos os sentidos por algum motivo e até mesmo sem motivo.

Somos Espíritos Imortais: A FACE OCULTA DO PODER é um romance, político-investigativo, eletrizante, um livro que prende a atenção do leitor do inicio ao fim. O que o levou a escrevê-lo? Você é um pouco FALCÃO NOBRE? Vi nele muito do belga Hercule Poirot da Agatha Christie, um faro incomum para descobrir pistas...

Assis Azevedo: O que me levou a escrever livros não espíritas foi uma veia literária que tenho desde criança. Com oito anos já lia Machado de Assis. Li quase tudo sobre literatura brasileira, principalmente às obras de Jorge Amado e Aluízio de Azevedo. Além disso, com dez anos já escrevia poesias e peças para teatro de colégio. Escrevi A FACE OCULTA DO PODER tendo como pano de fundo, a corrupção que domina os noticiários do mundo e do Brasil. Mas deixo claro: esse livro é obra de ficção.

Somos Espíritos Imortais: Como a sensibilidade de um médium que psicografa obras espíritas é canalizada nos seus romances não espíritas?

Assis Azevedo: Talvez o espírito João Maria também esteja me guiando nessas outras obras, porque sabe que gosto de escrever e de me informar sobre assuntos políticos, sócio-econômicos e religiosos, assuntos pelos quais ele também se interessava quando encarnado. A sensibilidade de um médium é muito maior do que se pensa.

Somos Espíritos Imortais: O livro espírita SONHOS PERDIDOS/Assis Azevedo e espírito João Maria trata do problema das drogas, durante e além da vida material. A obra A FACE OCULTA DO PODER, de sua autoria, também aborda o assunto. Nos dois livros o assunto é enfocado de maneira diferente, ou seja, no livro espírita pelo ângulo dos usuários de drogas e do romance político-policial pelo lado dos chefões do tráfico. Eu senti que um livro completa o outro de certa forma, mormente no que tange a informação. A intenção foi essa mesma? Nada é por acaso!



Assis Azevedo: Mais ou menos isso. O público deve tomar conhecimento dessas facetas que se interpenetram num mundo sutil e perigoso, que não conhecemos. Segundo a Doutrina Espírita o acaso não existe, e sendo assim, tudo tem um motivo de ser, seja ele verossímil ou não.













MAPA COMPLETO DAS RELIGIÕES NO BRASIL - FGV

Simbolos das religiões

.


24/08/2011

MAPA COMPLETO DAS RELIGIÕES NO BRASIL - FGV

A proporção de brasileiros adeptos do catolicismo caiu ao menor nível já registrado desde 1872, segundo pesquisa divulgada nesta terça-feira (23) pelo Centro de Políticas Sociais da Fundação Getúlio Vargas (FGV). Apesar da queda, o catolicismo ainda é a maior religião no país, seguida pela igreja evangélica e pelo espiritismo.


Os dados fazem parte de um mapa de religiões traçado pela FGV. Segundo o estudo, 68,43% da população brasileira se dizia católica em 2009, cerca de 130 milhões de pessoas, o menor percentual desde os primeiros registros realizados no país, em 1872, quando os católicos representavam 99,7% da população.

Evolução dos adeptos do catolicismo no Brasil, segundo estudo da FGV

1872 - 99,72%
1980 - 88,96%
1991 - 83,34%
2000 - 73,89%
2003 - 73,79%
2009 - 68,43%

*CPS/FGV, percentual de adeptos na população brasileira, a partir do processamento de dados publicados e microdados do IBGE

Conforme o estudo, a proporção de católicos vinha se mantendo constante no início dos anos 2000, mas houve queda de 7,3% dos adeptos ao catolicismo entre 2003 e 2009. A pesquisa reuniu microdados de pesquisas do IBGE com cerca de 200 mil entrevistados na década passada.

Uma das razões apontadas para a queda é o crescimento na proporção dos evangélicos no mesmo período (de 17,9% para 20,3% da população). Além disso, o grupo de pessoas que dizem não pertencer a nenhuma religião subiu, de 5,13% para 6,7% da população. No início da década, o índice dos “sem religião” havia caído, de 7,4% para 5,1%.

Veja a seguir a distribuição das principais religiões no país, segundo a pesquisa:
2009
Sem religião - 6,72
Católica -68,43%
Pentecostal - 12,76%
Outras evangélicas - 7,47%
Espiritualista - 1,65%
Afro-brasileiras - 0,35%
Orientais ou asiáticas - 0,31%


2003

Sem religião - 5,13%
Católica -73,79%
Pentecostal - 12,49%
Outras evangélicas - 5,39%
Espiritualista - 1,5%
Afro-brasileiras - 0,23%
Orientais ou asiáticas - 0,3%

Ainda segundo a pesquisa, as mulheres continuam mais religiosas do que os homens, mas a proporção se inverteu no período analisado com relação ao catolicismo. Enquanto 71,6% se dizem católicas, 75,4% dos homens expressam pertencer a essa religião. Setenta anos antes, eram 96% e 95%, respectivamente.

Estados e capitais
O Piauí é o estado com maior número de católicos (87,93%)
 seguido pelo Ceará (81%) e
 Paraíba (80,25%).
 Os menos católicos são o Acre (50,73%), Rio de Janeiro (49,83%) e Roraima (46,78%).
 Roraima é também o estado com maior proporção de sem religião (19,39%), seguido do Rio de Janeiro (15,95%).

Ainda conforme o estudo, a periferia do Rio de Janeiro é a menos católica e menos religiosa de todas as metrópoles brasileiras.
 No outro extremo está a periferia de Porto Alegre e de Fortaleza, respectivamente, a mais religiosa e a mais católica.

Entre os evangélicos pentecostais, o Acre é o que contabiliza a maior proporção de adeptos (24,18%)
 Nas demais denominações evangélicas, o líder é o Espírito Santo (15,09%).
O Sergipe é o estado com o menor percentual de evangélicos pentecostais (4,75%).


O Rio lidera em religiões espíritas (3,37%) e afro-brasileiras (1,61%),
seguido, nos dois casos, pelo Rio Grande do Sul (2,34% de espiritualistas e 0,94% de afro-brasileiras).
Já nas religiões orientais ou asiáticas, São Paulo possui o maior nível de adeptos (0,78%),
seguido pelo RJ (0,69%) e Distrito Federal (0,52%).
Nas capitais, Boa Vista, Salvador e Porto Velho são as que possuem maior proporção de pessoas sem religião.
                                                                                                                                                                                                             Teresina é a capital mais católica do país, com 80, 66% de fiéis,
 seguida de Fortaleza (74,25%)
e Florianópolis (73,91%).
 Boa Vista é a menos católica (40,87%).
 Os evangélicos são maioria em capitais da região Norte:
Rio Branco (28,43%), Belém (23%), Boa Vista (21,21%) e Porto Velho (19,02%).

Renda
Com relação à renda, a grande parte dos sem religião está concentrada na classe E (7,72% deles não possuem religião), seguida pela classe A/B, com 6,91%. O mesmo acontece no catolicismo, que se concentra principalmente entre essas classes.


Evangélicos pentecostais são 14,98% da classe D. Já as igrejas evangélicas mais tradicionais estão mais concentradas na classe AB (8,35%) e C (8,72%).
Outras religiões também estão mais concentradas na classe A/B.





                                                                                                                                                          

quinta-feira, 1 de setembro de 2011

JOHN LENNON


                                                                   John Lennon


"Fizeram a gente acreditar que amor mesmo, amor pra valer, só acontece uma vez, geralmente antes dos 30 anos.
Não contaram pra nós que amor não é acionado, nem chega com hora marcada.

Fizeram a gente acreditar que cada um de nós é a metade de uma laranja, e que a vida só ganha sentido quando encontramos a outra metade.
Não contaram que já nascemos inteiros, que ninguém em nossa vida merece carregar nas costas a responsabilidade de completar o que nos falta:

A gente cresce através da gente mesmo.
Se estivermos em boa companhia é só mais agradável.

Fizeram a gente acreditar numa fórmula chamada "dois em um": duas pessoas pensando igual, agindo igual, que era isso que funcionava.
Não nos contaram que isso tem nome: anulação.
Que só sendo indivíduos com personalidade própria é que poderemos ter uma relação saudável.

Fizeram a gente acreditar que casamento é obrigatório e que desejos fora de hora devem ser reprimidos.

Fizeram a gente acreditar que os bonitos e magros são mais amados, que os que transam pouco são caretas, que os que transam muito não são confiáveis, e que sempre haverá um chinelo velho para um pé torto.
 Só não disseram que existe muito mais cabeça torta do que pé torto.

Fizeram a gente acreditar que só há uma fórmula de ser feliz, a mesma para todos, e os que escapam dela estão condenados à marginalidade.
Não nos contaram que estas fórmulas dão errado, frustram as pessoas, são alienantes, e que podemos tentar outras alternativas.
Ah, também não contaram que ninguém vai contar isso tudo pra gente.

Cada um vai ter que descobrir sozinho. E aí, quando você estiver muito apaixonado por você mesmo, vai poder ser muito feliz e se apaixonar por alguém"

                                                                    (John Lennon)




quarta-feira, 31 de agosto de 2011

A PEDRINHA











Colaboração por e-mail de
Kleiton Silva.

A MORTE NÃO É NADA - SANTO AGOSTINHO




Amorte não é nada.
Eu somente passei para o outro lado do Caminho.
Eu sou eu, vocês são vocês.
Oque eu era para vocês,
eu continuarei sendo.


Me dêem o nome que vocês sempre me deram,
falem comigo como vocês sempre finzeram.

Vocês continuam vivendo no mundo das criaturas,
eu estou vivendo no mundo do CRIADOR.


Não utilizem um tom solene ou triste,
continuem a rir juntos.
Rezem,sorriam,pensem em mim.
Rezem por mim.
Quemeu nome seja pronunciado como sempre foi,
sem ênfase de nenhum tipo.
Sem nenhum traço de sombra ou tristeza.




A vida significa tudo
o que ela sempre significou,
o fio não foi cortado.
Porque eu estaria fora de seus pensamentos,
agora que estou apenas
fora de suas vistas?



Eu não estou longe,
apenas estouo do outro lado do Caminho...

Você que aí ficou, siga em frente,

a vida continua,

linda e bela
como sempre foi.

"Santo Agostinho."




segunda-feira, 29 de agosto de 2011

CARTA DE PAULO AOS CORÍNTIOS

A historia do apostolo Paulo é relatada em detalhes no livro Paulo e Estevão, psicografado por Chico Xavier.

No livro vemos Saulo, um terrível Senador romano, perseguidor dos cristãos, não poupar a vida do irmão da amada e por isso provocar sofrimentos a ela e a si próprio, que o faria largar tudo e encontra Jesus no deserto, onde ouviu seu chamado.


Ao converter-se cristão, tornou-se Paulo, um novo homem a fé transformou aquele homem.

O livro é lindo como é linda toda a obra que Paulo nos legou. De tudo o que ele pregou, fica a Carta aos coríntios.

Corinto era a capital política da Grécia, centro intelectual e comercial.

Era uma cidade onde imperava a luxuria e a perversão sexual.

Paulo tomou conhecimento que lá havia vários lideres cristãos, cada um querendo ter mais “sabedoria que o outro.


 
Em sua Carta aos Coríntios, Paulo ensina que o AMOR e não o CONHECIMENTO constitui a base da ética cristã. O AMOR É DOM SUPREMO.
(Talme Cravo)

Diz ele:

Ainda que eu fale as línguas dos homens e dos anjos, se não tiver amor, serei como o bronze que soa ou como o címbalo que retine.

Ainda que eu tenha o dom de profetizar e conheça todos os mistérios e toda a ciência; ainda que eu tenha tamanha fé, a ponto de transportar montes, se não tiver amor, nada serei.

E ainda que eu distribua todos os meus bens entre os pobres e ainda que entregue o meu próprio corpo para ser queimado, se não tiver amor, nada disso me aproveitará.

O amor é paciente, é benigno; o amor não se ufana, não se ensoberbece, não se conduz inconvenientemente, não procura os seus interesses, não se exaspera, não se ressente do mal;

Não se alegra com a injustiça, mas regozija-se com a verdade;

Tudo sofre tudo crê, tudo espera, tudo suporta.

O amor jamais acaba; mas havendo profecias desaparecerão; havendo línguas, cessarão; havendo ciência, passará;

Porque, em parte, conhecemos e, em parte, profetizamos.

Quando, porém, vier o que é perfeito, então, o que é parte será aniquilado.

Quando eu era menino, falava como menino, sentia como menino, pensava como menino; quando cheguei a ser homem, desisti das coisas próprias de menino.

Porque, agora, vemos como em espelho, obscuramente; então veremos face a face.

Agora, conheço em parte; então conhecerei como também sou conhecido.

Agora, pois, permanecem a FÉ,a ESPERANÇA e o AMOR, estes três; PORÉM O MAIOR DESTES É O AMOR.