SOMOS ESPÍRITOS IMORTAIS

SOMOS ESPÍRITOS IMORTAIS

sexta-feira, 13 de janeiro de 2012

Parábola: O FILHO PRÓDIGO

Parábola: O FILHO PRÓDIGO




Um homem tinha dois filhos. O mais jovem disse ao pai:



‘Pai, dá-me a parte da herança que me cabe’.

...

E o pai dividiu os bens entre eles.



Poucos dias depois, ajuntando todos os seus haveres, o filho mais jovem partiu para uma região longínqua e ali dissipou sua herança numa vida devassa. E gastou tudo.



Sobreveio àquela região uma grande fome e ele começou a passar privações.



Foi, então, empregar-se com um dos homens daquela região, que o mandou para seus campos cuidar dos porcos. Ele queria matar a fome com as bolotas que os porcos comiam, mas ninguém lhes dava.



E caindo em si, disse:



‘Quantos empregados de meu pai têm pão com fartura, e eu aqui, morrendo de fome! Vou-me embora, procurar o meu pai e dizer-lhe: Pai, pequei contra o Céu e contra ti; já não sou digno de ser chamado teu filho. Trata-me como um dos teus empregados’.



Partiu, então, e foi ao encontro de seu pai. Ele estava ainda ao longe, quando seu pai viu-o, encheu-se de compaixão, correu e lançou-se-lhe ao pescoço, cobrindo-o de beijos.



O filho, então, disse-lhe:



‘Pai, pequei contra o Céu e contra ti; já não sou digno de ser chamado teu filho’.



Mas o pai disse aos seus servos:



‘Ide depressa, trazei a melhor túnica e revesti-o com ela, ponde-lhe um anel no dedo e sandálias nos pés. Trazei o novilho cevado e matai-o; comamos e festejemos, pois este meu filho estava morto e tornou a viver; estava perdido e foi reencontrado!’



E começaram a festejar.



Seu filho mais velho estava no campo. Quando voltava, já perto de casa ouviu músicas e danças. Chamando um servo, perguntou-lhe o que estava acontecendo. Este lhe disse:



‘É teu irmão que voltou e teu pai matou o novilho cevado, porque o recuperou com saúde’.



Então ele ficou com muita raiva e não queria entrar.



Seu pai saiu para suplicar-lhe.



Ele, porém, respondeu a seu pai:



‘Há tantos anos que te sirvo, e jamais transgredi um só dos teus mandamentos, e nunca me deste um cabrito para festejar com meus amigos. Contudo, veio esse teu filho que devorou teus bens com prostitutas, e para ele matas o novilho cevado!’



Mas o pai lhe disse:



‘Filho, tu estás sempre comigo, e tudo o que é meu é teu. Mas era preciso que festejássemos e nos alegrássemos, pois esse teu irmão estava morto e tornou a viver; ele estava perdido e foi reencontrado!’



(Parábola narrada por Jesus em Lucas 15:25-30)



► Pródigo = Que dissipa a fortuna loucamente ou a compromete com gastos excessivos; perdulário, dissipador.



REFLEXÃO: Há quem diga que o Pai nessa parábola representa a figura de Deus. Um dos irmãos seria um seguidor dos mandamentos e o outro um pecador. Deus sempre perdoa e espera a regeneração de seus filhos. Espera-se que o filho que segue os mandamentos também assim o faça.Ver mais


Assistência Social (André Luiz / Chico Xavier)

Na Assistência Social (André Luiz / Chico Xavier)




Aproximar-se do assistido, encontrando nele uma criatura humana, tão humana e tão digna de estima quanto os nossos entes mais caros.



Em tempo algum, agir sobrepondo instruções profissionais aos princípios da caridade genuína.

...

Amparar sem alardear superioridade.



Compreender que todos somos necessitados dessa ou daquela espécie, perante Deus e diante uns dos outros.



Colocar-nos na situação difícil de quem recebe socorro.



Dar atenção à fala dos companheiros em privação, ouvindo-os com afetuosa paciência, sem fazer simultaneamente outra cousa e sem interrompê-los com indagações descabidas.



Calar toda observação desapiedada ou deprimente diante dos que sofrem, tanto quanto sabemos silenciar sarcasmo e azedume junto das criaturas amadas.



Confortar os necessitados sem exigir-lhes mudanças imedia-tas.



Ajudar os assistidos a serem independentes de nós.



Respeitar as idéias e opiniões de quantos pretendemos auxili-ar.



Nunca subordinar a prestação de serviço ou benefício à aceitação dos pontos de vista que nos sejam pessoais.



Conservar discrição e respeito ao lado dos companheiros em pauperismo ou sofrimento, sem traçar comentários desprimorosos em torno deles, quando a visita for encerrada.



(André Luiz / Chico Xavier - Livro: Sinal Verde)





quinta-feira, 12 de janeiro de 2012

Parábola: O MELHOR VINHO


Parábola: O MELHOR VINHO




Na Itália, numa aldeia das montanhas, os camponeses durante a Idade Média, tinham o hábito de anualmente fazer da colheita uma festa.



Esta festa era esperada com muita ansiedade por todos, comemorada com tudo o que tinham direito na época e comentada ao longo do ano.

...

Para essa festa, todo morador da aldeia contribuí­a com uma garrafa do melhor vinho de sua fabricação onde cada um despejava num grande barril na praça central da aldeia.



O ponto alto da comemoração era a abertura do barril, solenidade que atraí­a gente de todos os lugares que vinham degustar o famoso vinho, resultado da somatória de muitas garrafas de vinho selecionado.



Certa vez, um dos moradores que há muitos anos participava da festa pensou:



- "Por que vou levar uma garrafa do meu melhor vinho? Vou levar uma garrafa de água, já que no meio de tanto vinho o meu não fará falta..."



Quando chegou a sua vez de despejar o seu "vinho", fez de forma disfarçada para que os outros não percebessem.



No momento culminante da festa, a abertura do barril, todos estava lá com suas canecas prontos para saborear o famoso vinho.



Qual não foi a surpresa, na abertura da grande torneira...



... Dela só saia água... Eram litros e litros de pura água...



Todos os moradores tinham pensado a mesma coisa:



"Por que vou levar uma garrafa do meu melhor vinho, se no meio de tanto não fará falta?".



Muitas vezes somos tentados a pensar dessa forma. Se não colaborarmos não fará diferença, pois há tantas outras pessoas, que nem vão notar.



O que aconteceria se no mundo todos pensassem que sua parte não fará falta?



Por isso por menor que seja a nossa atitude ela é essencial quando nos colocamos a disposição para ajudar alguém.



Muitas vezes depende apenas de um gesto muito simples: um olhar, um sorriso ou uma mão estendida.



Não vamos esconder o "nosso melhor vinho", e sim dar o que temos de mais precioso para edificação do irmão.

















terça-feira, 10 de janeiro de 2012

Fábula: O Mágico e o Camundongo

Fábula: O Mágico e o Camundongo




Diz uma antiga fábula que um camundongo vivia angustiado com medo do gato. Um mágico teve pena dele e o transformou em gato. Mas aí ele ficou com medo do cão, por isso o mágico o transformou em pantera. Então ele começou a temer os caçadores.



A essa altura o mágico desistiu. Transformou-o em camundongo novamente e disse: -Nada que eu faça por você vai ajudá-lo, po...rque você tem apenas a coragem para romper com o projeto que nos é imposto. Mas saiba que coragem não é a ausência do medo; caminhar para frente; e enfrentar as adversidades, vencendo os medos. É isto que devemos fazer. Não podemos nos derrotar, nos entregar por causa dos medos. Assim, jamais chegaremos aos lugares que tanto almejamos em nossas vidas.

segunda-feira, 9 de janeiro de 2012

Parentes Difíceis (André Luiz / Chico Xavier)

Parentes Difíceis (André Luiz / Chico Xavier)



Aceite os parentes difíceis na base da generosidade e da compreensão, na certeza de que as Leis de Deus não nos enlaçam uns com os outros sem causa justa.



O parente-problema é sempre um teste com que se nos examina a evolução espiritual.

...

Muitas vezes a criatura complicada que se nos agrega à família, traz consigo as marcas de sofrimento ou deficiências que lhe foram impostas por nós mesmos em passadas reencarnações.



Não exija dos familiares diferentes de você um comportamento igual ao seu, porquanto cada um de nós se caracteriza pelas vantagens ou prejuízos que acumulamos na própria alma.



Não tente se descartar dos parentes difíceis com internações desnecessárias em casas de repouso, à custa de dinheiro, porque a desvinculação real virá nos processos da natureza, quando você houver alcançado a quitação dos próprios débitos ante a Vida Maior.



Nas provações e conflitos do lar terrestre, quase sempre, estamos pagando pelo sistema de prestações, certas dívidas contraídas por atacado.



(André Luiz / Chico Xavier - Livro: Sinal Verde)