SOMOS ESPÍRITOS IMORTAIS

SOMOS ESPÍRITOS IMORTAIS

sábado, 29 de setembro de 2012

PERDAS E LUTO.







As perdas acontecem o tempo todo em nossas vidas.
Perdas por morte,perda de emprego por demissão ou aposentadoria,
perda da saúde,etc...
Todas essas perdas causam sofrimento, porém há consenso de que não
existe dor maior do que a da perda de um filho, por ir contra a lei
natural de vida e morte.
Precisamos vivenciar perdas para o nosso desenvolvimento como espírito e
ser humano.
Pessoalmente tenho vivido perdas com as quais venho tentando superar.
Perda de filho, pai e amor.
Do alto de minhas experiências, dores e sofrimento, afirmo que não há dor maior do que 
a da perda de um filho,e no caso a FÉ ajuda muito a prossegui.

Meu Carinho e respeito a todos que neste momento
tentam superar seus limites de sofrimento,
apenas um conselho:permitam-se sofre!!!
Especialmente para você, o texto,abalizado, abaixo.
Talme Cravo.

Há uma série de reações que são normais diante de qualquer perda que sofremos.
A este conjunto de reações chamamos de PROCESSO DE ENLUTAMENTO:

1) CHOQUE: É o abalo, o desespero, o atordoamento, confusão que nos acomete ao receber uma notícia de perda.
Daí podemos reagir com apatia ou com agitação.

2) NEGAÇÃO: É a descrença na notícia ou no fato.A pessoa não acredita no que aconteceu.
Trata-se aqui de uma defesa psicológica para fortalecimento da pessoa, para ela poder dar continuidade a própria vida.

3) AMBIVALÊNCIA: É a dúvida que a pessoa fica entre a aceitação e a não aceitação da notícia ou do fato.

4) REVOLTA: Aqui a pessoa já acreditou na notícia ou no fato e fica revoltada com a situação,com as pessoas e até mesmo com DEUS..

5) BARGANHA: É uma tentativa de conseguir de volta aquilo que foi perdido.
Geralmente esta reação é dirigida a DEUS.

6) DEPRESSÃO: É uma profunda tristeza que varia de acordo com o tipo e intensidade de apego que se tem com a pessoa ou situação de perda.

7)ACEITAÇÃO E ADAPTAÇÃO: É quando a pessoa percebe que não tem mais jeito, que ocorreu mesmo a perda e a vida precisa continuar.

Todos nós passamos por todas essas fases quando perdemos alguém ou algo.
Se a pessoa não se permitir passar por essas fases, ela ficará guardada dentro de nossa mente e um dia vai se manifestar de um jeito ruim ( através de uma doença, por exemplo).

É muito importante que entendamos e aceitemos que há tempo de chorar e há tempo de sorrir, assim como há tempo de nascer e há tempo de morrer.

O luto pelas perdas que sofremos na vida precisa ser vivido de acordo com as crenças e valores culturais,
religiosos e pessoais de cada um.

Negar a dor de uma perda é como negar a própria vida.

PERDA DOÍ,
MAS É UM SOFRIMENTO
QUE TE CURA!

FONTE: José Paulo da Fonseca - psicólogo,psicoterapeuta,Prof. universitário, Mestre em Psicologia   Clínica.

Deuses Hindu.

No saguão do Hotel em que estou hospedada, estão expostos alguns quadro deliciosos.
A exposição conta com acervo de deuses Hindus.
Aqui um carinho para encantar meus leitores.
Deus sempre em todas nossos pensamentos,palavras e atitudes.
Talme Cravo.



Deusa Hindu Gayatri.


A Deusa Hindu Gayatri é a esposa do Deus Brahma.
Nesta representação de todas as suas encarnações ela olha para as 
oito direções além do céu e da terra..



Deusa Hindu Laksmi.

A Deusa Hindu Lakshmi, é esposa do Deus Vishu, representa
boa sorte,prosperidade e abundância.
É a deusa da fortuna,beleza e saúde.



Casal Indiano  Rahda e Krisha. 

Krisha é aa oitava de uma das mais importantes reencarnações do Deus Vishu.
Rahda obteve o status de divindade por cultivar um amor
puro e divino.
Foram inseparáveis como namorados e amantes.




sexta-feira, 28 de setembro de 2012

BELÉM DO PARÁ E O CÍRIO DE NAZARÉ.

 
Belém  é a porta de entrada para a Amazônia.
Fundada em 1616 pelo reino de Portugal, Belém foi s primeira colônia européia na Amazônia,mas só se tornou parte do Brasil em 1775.
Belém foi nomeada capital do Pará quando o estado se separou do Maranhão9 em 1772.
Está situado na baía do GUAJARÁ, no estuário dos rios GUAMÁ e PARÁ; a cidade começou como um porto fluvial em 1616, imediatamente após a expulsão francesa de São Luís,capital do estado do Maranhão.
É conhecida como "Cidade das Mangas Trees " (mangueiras) por causa do grande número dessas árvores que crescem na cidade.
Sua cultura é riquíssima sendo que o que há de mundialmente conhecido são o MERCADO VER-O-PESO, e a comemoração do CÍRIO DE NAZARÉ.


VER-O-PESO é um Mercado municipal em Belém do Pará, localizado na Baía do GUAJARÁ,ribeirinho.
É chamado VER-O-PESO seguindo uma tradição da era colonial, quando o principal Posto coletor de impostos foi localizado lá, na época era chamado de "CASA-DO-HAVER-O-PESO".
Na CASA-DO-HAVER-O-PESO os impostos sobre os bens trazidos das Florestas da Amazônia, rios e campos, eram pagos à coroa portuguesa, depois de medido o peso das mercadorias.
Atualmente, o complexo VER-O-PESO é um mercado livre, com comércio de peixes, camarões secos em quantidade, comidas típicas,frutos nativos,ervas, artesanatos, perfumes e essências naturais,etc...são vendidos.



Alguns estudiosos estão considerando o CÍRIO DE NAZARÉ,em Belém do Pará, como sendo a maior manifestação religiosa do planeta.
No Brasil,é a maior manifestação religiosa católica.
Reúne cerca de de seis milhões de fiéis nos cultos e procissões do evento.
O Círio de Nazaré é celebrado em Portugal desde 1793, na vila de Nazaré, no dia 8 de setembro.
Em Belém do Pará a comemoração se dá no segundo domingo de outubro.
O termo "Círio" tem origem na palavra latina "CEREUS" , que significa VELA GRANDE.
No Brasil, inicialmente, a romaria era vespertina e noturna, o que explica o uso de velas.
No ano de 1854,para evitar a chuva torrencial do ano anterior, a procissão passou a ser realizada de manhã.
O Círio foi instituído em 1773  em Belém do Pará e até 1882,saia do Palácio do Governo,à partir de então  a partida do Círio passou a ser na Catedral da Sé, em Belém.

HISTÓRIA:

Foram os jesuítas , no século XVII, que introduziram a devoção à Senhora de Nazaré no Pará.
Conta a lenda que Plácido  de Souza, um caboclo de Belém, descendente de portugueses e índios, caminhava próximo ao Guarapé quando encontrou uma pequena estatua  de Nossa Senhora de Nazaré,uma réplica de outra que se encontra em Portugal.
A imagem, entalhada em madeira, com cerca de 28 cm de altura, encontrava-se entre as pedras lodosas,bastante deteriorada.
Plácido recolheu a imagem,levando consigo para casa, limpou-a e improvisou um altar para a Santa.
Inexplicavelmente, a estatua retornou ao lugar onde foi encontrada, por diversas ocasiões, até que, interpretando o fato como um sinal divino, o caboclo ergueu com os próprios recursos uma pequena capela no lugar onde encontrara a imagem.
Com a divulgação do milagre vários habitantes   da região correram a capela para render homenagem à Santa, o que chamou a atenção do então governador da capitania, Francisco Da Silva Coutinho, que determinou a remoção da imagem para a capela do Palácio da Cidade, em Belém. Apesar de permanecer sob a guarda do Palácio, a imagem desapareceu para ressurgir em seu nicho na capela erguida pelo caboclo Plácido. Desse modo,foi erguida a suntuosa Basílica de Nossa Senhora de Nazaré, no lugar da primitiva.
Em 1774 a imagem foi enviada a Portugal para ser restaurada. Seu retorno ocorreu em outubro do mesmo ano, sendo seguida pelos fiéis em romaria, do Porto até o santuário. Este foi considerado o primeiro Círio, que etimologicamente significa " vela grande de cera".
Desde então o Círio de Nazaré é realizado ,anualmente, no segundo domingo de outubro.
Apesar de o Círio de Nazaré de Belém do Pará ser o mais conhecido no Brasil, o Círio mais antigo do país data de 8 de setembro  1630 , na cidade de Saquarema no Estado do Rio de Janeiro; após noite de tempestade a imagem de Nossa Senhora de Nazaré foi encontrada por pescadores nos penedos que separa o mar da lagoa,onde hoje se encontra a Igreja Matriz. Segundo a lenda a imagem sempre retornava aos penedos onde foi encontrada, assim foi erguida a capela da santa. O reconhecimento do Círio de Saquarema como o mais antigo do Brasil se deu com a visita da imagem peregrina de Belémdo Pará, em 23 de setembro de 2009.



O Círio é considerado o "Natal da Amazônia", porque é um momento de congregação em que todos estão envolvidos nos arranjos para receber a Santa, em uma atmosfera  de fraternidade, com as pessoas solidárias e felizes. 
No inicio de setembro, as comemorações menores ocorrem como uma preparação espiritual para o Círio, com milhares de imagens espalhadas por toda a capital e cidades vizinhas reunindo famílias de diferentes partes da capital para executar a peregrinação de Nossada Senhora entre cânticos e orações.
Durante a procissão,um show pirotécnico acontece com milhares de fogos de artifícios coloridos.
Um cabo - corda -  é esticado e os fiéis se agarram a ele , seguindo a procissão,durante a romaria executam uma coreografia , incrível vai-e-vem, como ondas humanas....
Os transeuntes, solidariamente, saciam a sede daqueles que carregam a corda,oferecendo-lhes água.

quarta-feira, 26 de setembro de 2012

COSME E DAMIÃO.



Cosme e Damião eram originários da Arábia , Ásia Menor.
Seus pais eram nobres cristãos; viveram no século III.
Seus nomes verdadeiros eram Acta e Passio.
Eram irmãos gêmeos, médicos, exerciam a medicina sem cobrar por isso.
Foram perseguidos e acusados de feitiçaria, na Síria, por Diocleciano, foram mortos e fiéis transportaram seus corpos para Roma.
Existem várias versões sobre suas mortes:
Uma das fontes relata que eram dois irmãos bons e caridosos que realizavam milagres, sob acusação de serem inimigos dos deuses romanos e de praticar feitiçaria, foram atirados em despenhadeiro.
Outra versão conta que na primeira tentativa de matá-los foram afogados e salvos por anjos.
Na segunda tentativa, foram queimados, mas o fogo não lhes causou dano algum.
Na terceira, foram apedrejados, no entanto as pedras voltaram para trás sem atingi-los.
Finalmente morreram degolados.
Nas religiões afro-brasileiras, são associados aos ibejis, gêmeos amigos das crianças que possuem a capacidade de agilizar qualquer pedido que lhes for feito, em troca de doces e guloseimas.
No Rio de Janeiro, existe o costume de distribuir doces e brinquedos as crianças que lotam as ruas atras dessas prendas..
No norte e nordeste, são oferecidos, caruru,vatapá,doces, e pipoca às crianças.
Sua festa é celebrada em 26 de setembro pela Igreja Católica e no dia 27 de Setembro pelas religiões afro-brasileiras.